Acne



O que é acne?
A acne afeta 80% dos adolescentes no mundo e, em algumas pessoas, persiste até a idade adulta. Ela se manifesta através do surgimento de cravos, espinhas, nódulos (“espinhas internas”), marcas ou cicatrizes.

Como se forma a acne?

A acne se forma nos folículos pilossebáceos, que são formados por um pêlo e uma glândula sebácea e estão na camada intermediária da pele (derme).
A glândula sebácea produz uma substância chamada sebo, que é formada por vários tipos de gorduras.
Normalmente esse sebo é eliminado pelo canal do folículo e se espalha na superfície da pele. Nas pessoas com tendência à acne, esse canal é obstruído por um espessamento da própria pele (queratina) e o sebo se acumula, dando origem aos cravos ou comedões.
Os folículos polissebáceos estão na pele do corpo todo, com exceção das palmas e plantas, mas em algumas áreas as glândulas são maiores, como na face, peito e costas. Por isso, estas áreas são as “preferidas” pela acne.

Quais são os tipos de acne?

Não existe somente um tipo de acne. A manifestação da acne pode ser através das seguintes lesões:
1-Pontos (cravos) pretos ou comedões abertos: formados por um tampão de sebo e queratina (proteína que forma a camada mais superficial da pele), que podem ser eliminados facilmente e às vezes até sozinhos. Esse tipo de cravo raramente inflama.

2-Pontos (cravos) brancos ou comedões fechados: também são formados por sebo e queratina, mas não são eliminados facilmente e podem sofrer inflamação.

3-Pápulas: são elevações sólidas da pele, avermelhadas e doloridas, causadas por uma reação inflamatória, sem pus.

4-Pústulas ou espinhas: formadas pela inflamação com pus na superfície da pele.

5-Cistos ou espinhas internas: inflamações com pus, nas camadas mais profundas da pele, que não são eliminadas espontaneamente.


Quais são as causas da acne?

Vários fatores contribuem para o aparecimento da acne:

*Genético ou hereditário: pode haver uma predisposição genética que favoreça o desenvolvimento da acne em algumas pessoas mais que em outras.

*Hormônios: existem alguns hormônios, chamados andrógenos, que regulam a produção do sebo pelas glândulas sebáceas. Durante a adolescência, a produção desses hormônios aumenta e, com ela, a produção de sebo, contribuindo para o surgimento da acne.

*Aumento da atividade das glândulas sebáceas: em geral, quem tem acne apresenta glândulas mais ativas, que produzem mais sebo. Por isso, as pessoas com tendência à acne têm, em geral, uma pele oleosa. Além disso, também pode haver diferença na composição desse sebo com a presença de elementos mais irritantes para a pele.

*Obstrução do canal pilossebáceo: a formação de um tampão nos poros provoca a retenção do sebo que deveria ser eliminado e a conseqüente formação dos comedões (cravos).

*Proliferação e ação das bactérias: as bactérias atuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pus. A principal bactéria envolvida chama-se Propionibacterium acnes (P. acnes). Ela está normalmente presente na pele de todas as pessoas, mas em maior quantidade nas que apresentam acne.

Como cuidar da acne?

Existem vários tipos de tratamento que podem controlar e até curar a acne. Como essas lesões afetam o aspecto da pele e muitas vezes até causam alterações psicológicas (alguns adolescentes têm vergonha e se acham feios por apresentar acne), é importante prevenir e tratar adequadamente a acne, evitando cicatrizes e marcas permanentes. Muitas pessoas consideram a acne como um estágio natural da adolescência, que desaparece sozinha. Mas existem formas de minimizar ou de até solucionar esse problema. O uso de produtos cosméticos inadequados (cremes nutritivos, algumas maquiagens) ou fórmulas “caseiras” na maioria das vezes não resolvem, e podem até provocar problemas. Para prevenir e cuidar da acne, é importante combinar ingredientes eficazes no combate e prevenção com outros que protegem a pele, evitando o ressecamento e a irritação. Como já foi dito, existem vários tipos de acne, e cada pessoa apresenta um tipo de pele e sensibilidade diferentes. Por isso, o tratamento da acne deve ser sempre orientado por um médico dermatologista. Através do exame de sua pele, ele saberá indicar os produtos mais apropriados para você e a forma correta de utilizá-los.

Mito X realidade

*Intestino preso provoca acne?
Não existe nenhuma relação entre o hábito intestinal e acne.

*Chocolate e outros alimentos provocam espinhas?
Algumas pessoas associam a ingestão de determinados alimentos com o aparecimento de acne. Entretanto, não existe comprovação científica para isso.

*Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a evitar a acne?
Isso pode provocar aumento da oleosidade da pele (efeito rebote).

*Acne é contagiosa?
Apesar de ser uma infecção, a acne não é contagiosa.

*Cravos pretos são “sujos”?
O escurecimento é provocado pela oxidação, não por sujeira.

*Espremer as espinhas ajuda a eliminar a inflamação?
Espremer é errado, porque ajuda a disseminar a inflamação e pode provocar cicatrizes por lesar a pele.

*Anticoncepcional piora a acne?
Dependendo do anticoncepcional, pode haver melhora do quadro.

*Masturbação causa acne?
Não existe nenhuma relação entre masturbação e acne.

*Menstruação causa acne?
Pela influência dos hormônios, pode haver uma piora da acne nos dias anteriores à menstruação.

*O sol piora/melhora a acne?
Apesar de ter algum efeito cicatrizante, o sol pode provocar aumento da produção de sebo, além de ser a principal causa de envelhecimento e câncer de pele.

*Cicatrizes de acne têm cura?
Existem recursos para tratamento de cicatrizes. Esses procedimentos devem ser realizados por um médico dermatologista experiente, e algumas vezes são necessárias várias etapas de tratamento para um resultado satisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário