Conceito dos 5 "R"s



A fórmula dos 5 “R”s consiste numa apresentação sugestiva de como se pode atingir o objetivo de conscientização para a prática de reaproveitamento de materiais em busca da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

1.REDUZIR a geração de lixo – é o primeiro passo e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício. São inúmeros os exemplos domésticos e industriais para a minimização dos resíduos. Sempre que for possível, é melhor reduzir o consumo de materiais, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos e economizar energia.


2.REUTILIZAR os bens de consumo – significa dar vida mais longa aos objetos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou dando-lhes nova personalidade ou uso, muito comum com as embalagens retornáveis, rascunhos, roupas, e nas oficinas de Arte com sucatas. Após a utilização de um produto ou material (sólido, líquido, energia, etc.) deve-se recorrer a todos os meios para reutilizá-lo.


3.RECUPERAR os materiais – as usinas de compostagem são unidades recuperadoras de matéria orgânica. Os catadores recuperam as sucatas, antes delas virarem lixo.


4.RECICLAR é devolver o material usado ao ciclo da produção, poupando todo o percurso dos insumos virgens, com enormes vantagens econômicas e ambientais. A agricultura e a indústria absorvem grandes quantidades de resíduos, aliviando a “lata de lixo” das cidades. A reciclagem deve ser aplicada para materiais não reutilizáveis. Embora a reciclagem ajude a conservar recursos naturais, existem custos econômicos e ambientais associados à coleta e ao processo de reciclagem.


5.REPENSAR os hábitos de consumo e de descarte, pois para a maior parte das pessoas tais atos são compulsivos e, muitas vezes, poluentes. É preciso também desmistificar a ação de jogar fora, porque, na maioria dos casos, o “fora” não existe. O lixo não desaparece depois da coleta e acaba sendo destinado a aterros, incineradores ou usinas, localizados próximos à nossa residência. A educação ambiental é básica para que os esforços em prol dos 5 “R”s sejam vistos com seriedade pela população.

Guia do consumo consciente
Um consumidor é considerado consciente quando:
• Valoriza e divulga empresas que procuram ser socialmente responsáveis.
• Se preocupa com o impacto da produção e do consumo sobre o meio ambiente.
• Busca a melhor relação entre preço, qualidade e atitude social em produtos e serviços oferecidos no mercado.
• Atua de forma construtiva junto às empresas para que elas aprimorem seus processos e suas relações com a sociedade.
• Mobiliza outros consumidores para a prática do consumo consciente.



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