Aditivos químicos


ALGUNS ADITIVOS QUÍMICOS E SEUS EFEITOS SOBRE A SAÚDE

1.Conservadores

P.I: ácido benzóico – afeta o metabolismo celular, inibindo a ação enzimática. Em medicina é usado como antisséptico.

P.V: dióxido de enxofre e derivados – irritam as mucosas do esôfago e do estômago e são cancerígenos. É uma das substâncias poluentes que saem dos escapamentos dos veículos. O sulfato de sódio, usado em carnes, conserva e dá coloração vermelho-vivo no produto. Mesmo carne deteriorada pode ser “maquiada” pelo uso desse sal, enganando criminosamente o consumidor. Nesse caso, a dica é observar a gordura, que na carne fresca é quase branca e que, na maquiada, adquire coloração amarelada.

P.VI: oxitetraciclina e clorotetraciclina (antibiótico) – são proibidos no Brasil. Induzem resistência em linhagens de bactérias, que passam a suportar dosagens cada vez maiores. Em grande quantidade são cancerígenos.

P.VII e P.VIII: nitratos e nitritos – usados geralmente em carnes e produtos de salsicharia, conservam e colorem de forma semelhante ao sulfato de sódio. Afetam o fígado e o intestino, podem causar impotência se ingeridos em excesso. Em alta dosagem são cancerígenos, devido à formação de nitrosaminas.

2.Corantes artificiais
C.II: Treze tipos diferentes são utilizados em todo alimento colorido artificialmente. Alguns deles são derivados das anilinas e contêm sais de cromo. Ingeridos em excesso, sobrecarregam o fígado e podem provocar insuficiência renal.

3.Edulcorantes
D.I e D.II: sacarina e ciclamato de sódio, respectivamente – usados em produtos dietéticos, como adoçantes de baixo poder calórico, foram proibidos em vários países sob suspeita de câncer.

4.Estabilizantes
ET.I, ET.II e ET.XVI: respectivamente, fosfolipídeos, mono e diglicerídios e polisobato 65. Usados em sorvetes, diminuem seu valor nutritivo, pois estabilizam sua textura espumosa e mantêm o ar em seu interior. Em vez de um litro de leite ser usado para cada oito sorvetes, a proporção passa a ser de um litro para oitenta sorvetes.

ET.IV: contém sais de bromato, suspeitos de atacarem o cérebro. É proibido no pão francês, mas muito usado em refrigerantes. Diversos estabilizantes são empregados em presuntos. Dessa forma, permitem, através da injeção de ar na carne de porco, obter 1.8 toneladas de presunto para cada tonelada inicial de carne.

5.Flavorizantes
E.IV: nome normal AJINOMOTO – usado puro ou em sopas desidratadas, caldos em “cubinhos” e latarias em geral. Tem a propriedade de dilatar as papilas gustativas da língua ampliando a sensação do paladar. Dessa forma, substâncias presentes em doses muito pequenas no alimento deixam um sabor muito forte. Seu consumo em excesso provoca um conjunto de sintomas que, nos Estados Unidos ficou conhecido como “síndrome do restaurante chinês”, por afetar principalmente pessoas que só comiam nesse tipo de restaurante: excesso de apetite, alteração da sensibilidade do paladar, problemas circulatórios, problemas com o centro regulador de temperatura do bulbo cerebral, sensação de ardor na nuca, tonturas e desmaios. Em alguns casos, provocou tumores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário