Mensagens


A lição da borboleta.

Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo. Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer, como é que a lagarta conseguiria sair por um orifício tão miúdo. Mas logo lhe pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse mais prosseguir.Ele resolveu então ajudá-la: pegou uma tesoura e rompeu o restante do casulo.A borboleta pôde sair com toda a facilidade... mas seu corpo estava murcho; além disso, era pequena e tinha as asas amassadas.O homem continuou a observa-la porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se estendessem para ser capazes de suportar o corpo que iria se firmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade a borboleta passou o restante de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.O que o homem em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura eram o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo daquele pequenino inseto circulasse até suas asas para que ela ficasse pronta para voar assim que se livrasse daquele invólucro.Algumas vezes o esforço é justamente aquilo de que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através da existência sem quaisquer obstáculos, ele nos condenaria a uma vida atrofiada. Não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nunca poderíamos alçar vôo.



A ÁRVORE GENEROSA
(do original de Shel Silvertein, adaptado por Fernando Sabino)

Era uma vez uma árvore que amava um menino.E todos os dias, o menino vinha e juntava suas folhas.E com elas fazia coroas de rei.E com a árvore, brincava de rei da floresta.Subia em seu grosso tronco, balançava-se em seus galhos! Comia seus frutos.E quando ficava cansado, o menino repousava à sua sombra fresquinha.O menino amava a árvore profundamente. E a árvore era feliz!Mas o tempo passou e o menino cresceu!Um dia, o menino veio e a árvore disse:“Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos,Repousar à minha sombra e ser feliz!”“Estou grande demais para brincar” o menino respondeu.“Quero comprar muitas coisas. Você tem algum dinheiro que possa me oferecer?”“Sinto muito”, disse a árvore, “Eu não tenho dinheiro.Mas leve os frutos, menino. Vá vendê-los na cidade,Então terá o dinheiro e você será feliz!” E assim o menino subiu pelo tronco, colheu os frutos e levou-os embora.E a árvore ficou feliz!Mas o menino sumiu por muito tempo...E a árvore ficou tristonha outra vez.Um dia, o menino veio e a árvore estremeceu tamanha a sua alegria, e disse:“Venha, menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos e ser feliz”.“Estou muito ocupado pra subir em árvores”, disse o menino.“Eu quero uma esposa, eu quero ter filhos, pra isso é preciso que eu tenha uma casa,Você tem uma casa pra me oferecer?”“Eu não tenho casa”, a árvore disse. “Mas corte meus galhos, faça a sua casa e seja feliz”.O menino depressa cortou os galhos da árvore e levou-os embora pra fazer uma casa.E a árvore ficou feliz!O menino ficou longe por um longo, longo tempo. E no dia que voltou, a árvore ficou alegre, de uma alegria tamanha que mal podia falar.“Venha, venha, meu menino”, sussurrou, “Venha brincar!”“Estou velho para brincar”, disse o menino, “E estou também muito triste”.“Eu quero um barco ligeiro que me leve pra bem longe.Você tem algum barquinho que possa me oferecer?” “Corte meu tronco e faça seu barco”, a árvore disse.“Viaje pra longe e seja feliz!” O menino cortou o tronco, fez um barco e viajou.E a árvore ficou feliz, mas não muito! Muito tempo depois, o menino voltou.“Desculpe menino”, a árvore disse, “não tenho mais nada pra oferecer. Os frutos já se foram”.“Meus dentes são fracos demais pra frutos”, falou o menino.“Já se foram os galhos pra você balançar”, a árvore disse.“Já não tenho idade pra me balançar”, falou o menino.“Não tenho mais tronco pra você subir”, a árvore disse.“Estou muito cansado e já não sei subir”, falou o menino.“Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe oferecer”, suspirou a árvore. “Mas nada me resta e eu sou apenas um toco sem graça. Desculpe..." “Já não quero muita coisa”, disse o menino, “só um lugar sossegado onde possa me sentar, pois estou muito cansado". “Pois bem”, respondeu a árvore, enchendo-se de alegria”.“Eu sou apenas um toco, mas um toco é muito útil pra sentar e descansar.”“Venha, menino, depressa, sente-se em mim e descanse”.

Foi o que o menino fez, e a árvore ficou feliz!A amizade é um sentimento que se leva para sempre...




Pessoas são músicas

Você já percebeu?Elas entram na vida da gente e deixam sinais.Como a sonoridade do vento ao final da tarde.Como os ataques de guitarras e metais presentes em cada clarão da manhã.Olhe a pessoa que está ao lado e você vai descobrir, olhando fundo, que há uma melodia brilhando no disco do olhar.Procure escutar...Pessoas foram compostas para serem ouvidas, sentidas, compreendidas, interpretadas. Para tocarem nossas vidas com a mesma força do instante em que foram criadas. Para tocarem nossas vidas com toda esta magia de serem músicas e de poderem cumprir, afinal, todos os sentidos que a elas foi dado pelo Compositor.Pessoas são músicas, como você, que tenho o prazer de conviver.Pessoas são músicas, como você, que tenho o prazer de ouvir.Pessoas têm que fazer o sucesso que lhes desejamos.Mesmo que não estejam nas "paradas".



TORNE-SE UM OCEANO

Diz-se que mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo.Olha para trás, para toda a jornada...Os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso... Através das florestas. Através dos povoados. E vê, à sua frente, um oceano tão vasto, que entrar nele mais é que desaparecer para sempre.Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar.Voltar é impossível na existência.Você pode apenas ir em frente.O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece.Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano.O que, por um lado, é desaparecimento por outro, é renascimento.Assim somos nós.Voltar é impossível na existência.Você pode ir em frente e se arriscar:Torne-se oceano!A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.(Albert Einstein.)




EU FAÇO MINHA PARTE

Não posso impedir que existam trevas, mas, onde eu acender uma luz, a escuridão não será total.A ignorância não será por mim banida do mundo, mas o que eu ensinar melhorará a terra.O ódio continuará a existir apesar de mim, o amor porém, que eu viver, mostrará que ele não constrói e que não é o caminho.Injustiças continuarão acontecendo, mas, meu esforço por ser justo me dará o consolo por saber que não as aumentei.Será menor o isolamento entre as criaturas se eu me dispuser a ser ponte entre elas.Mesmo que em torno de mim tudo seja conflito, se eu me mantiver em paz, haverá lugar onde alguém possa refugiar-se da incompreensão.A mentira continuará a imperar, mas não será mais forte quando eu semear a minha verdade.Erros sem conta são cometidos, mas eu os diminuirei sensibilizando quem os comete.A solidão diminuirá e os isolamentos serão menos amargos se me dispuser a ser ponte de união...A tristeza não será varrida, será porém menor onde eu sorrir e menor ainda onde eu ajudar a sorrir.Se usar a vingança, adotarei o mesmo procedimento que fez o mal, se eu perdoar, mostrarei que não fui vencido pelo gesto que me feriu.Se eu julgar e disser que alguém é mau sem nada fazer para que ele melhore, talvez eu seja ainda pior do que ele.Não resolverei todos os problemas do mundo, mas aqueles que eu tentar solucionar serão dificuldades a menos a serem vencidas. Onde eu somar, diminuirá a diferença...Somente assim, quando cada um fizer a sua parte, todos terão feito tudo e o “nada” terá deixado de ser ameaça.Autor desconhecido.



QUEM SENTE É QUE SABE
(ARTUR DA TÁVOLA)

Na verdade, só sabemos o que já sentimos.Ninguém sabe o que ainda não sentiu. Nem o que está sentindo. Podemos intuir, perceber, atinar; podemos até conhecer, mas saber, jamais. Durante a vivência de um sentimento, é muito difícil saber o que é ele exatamente. Só depois.Não se assuste, se não sabe o que está sentindo. Há sentimentos vivos. São raros, mas existem. Porque somos novos a cada sentimento; mudamos, alternamo-nos, transformamo-nos. Por que saber? Simplesmente sentir não basta?O sentimento que nos desafia à definição é verdadeiro, porque é novo, e como tal, não sabido por nós. Há um não saber em cada descoberta. Há um novo em tudo que fazemos.E como o novo assusta, por defesa, rotulamos o sentimento usando analogia com situações anteriores. Um erro! Só sabe o que é fome, quem já sentiu. Só sabe de raiva, quem já teve. Só sabe o que é inveja, quem já a identificou. Só sabe de ciúme, quem já o sofreu.Mas temos a mania caolha de antecipar sentimentos. Somos metidos a saber o que ainda não sentimos. Você já reparou o quanto as pessoas falam das outras? Falam de tudo. Da moral, do comportamento, dos sentimentos, reações, medos, imperfeições, erros, criancices, chatices, grandezas, feitos, espantos. Sobretudo falam do comportamento. E falam porque supõem saber, mas não sabem porque jamais foram capazes de sentir o mesmo que o outro sente.Se sentissem, não falariam. Metem-se a saber o que ainda não sentiram.Como saber o que o escárnio faz numa pessoa?Como descobrir os estragos deixados por pais egoístas, brutos ou super-protetores?Como identificar o desamor deixado pelo “ele tem que aprender sozinho”?Como é possível ao bonito, saber o que dói na feiúra; e se feio, saber o que machuca na beleza?Como é possível alguém saber exatamente o que é preconceito de cor, se nunca o sofreu?Como desvendar as marcas deixadas por frustrações excessivas?Como localizar as cicatrizes da inveja?Como saber quem é o outro, na integridade complexa de suas variáveis sem já ter sentido o que ele sentiu e o fez ser quem é?Mas, cuidado! Sentir o que o outro sente, não significa sentir por ele, isso é masoquismo. Significa perceber o que ele sente e ser suficientemente forte para ajudá-lo, sem se contaminar com o que o machucou. Se nos deixarmos contaminar pelo que o outro está sentindo, como ter forças para ajudá-lo?Só quem foi capaz de experimentar os muitos sentimentos do mundo, é capaz de saber algo das pessoas e aceitá-las, com tolerância.



Era uma vez...

Um homem que vivia à beira da estrada e que vendia cachorros quentes.Ele não ouvia bem e por isso não escutava rádio.Ele tinha problemas com os olhos e por isso não lia jornais.Mas ele vendia bons cachorros quentes.Enchia a estrada de propaganda da qualidade dos cachorros quentes.Ele ficava à beira da estrada e oferecia os seus produtos em alta voz e o povo comprava.Gradativamente, ele foi aumentando as vendas e cada vez mais aumentavam as compras de carne e pão.Também comprou um fogão maior, para melhor atender os fregueses. O negócio prosperava.Com o êxito, conseguiu dar uma boa escola ao filho.Já formado, o filho voltou para casa, a fim de ajudar o pai. Aí, uma coisa aconteceu. O filho falou ao pai: “Pai, então você não ouve rádio? Você não lê jornais? Há uma crise no mundo, a situação na Europa é terrível. A situação aqui no país é pior ainda. Todos estão indo à guerra.”O pai pensou: “Bem, meu filho lê jornais, ouve rádio, só pode estar com a razão”.O pai foi diminuindo as compras de carne e pão.Tirou os cartazes da estrada.Já não forçava mais as vendas em alta voz, abatido pelas notícias da crise.As vendas foram caindo e então falou ao filho: “Você estava certo, meu filho, nós certamente estamos no meio de uma grande crise e ela já está aqui.”(autor desconhecido). Moral da história: Os arautos do derrotismo estão sempre de prontidão para espalhar o desânimo, a desesperança, a semente da discórdia, como agem em interesse próprio, não lhes convém o bem comum.



Reflita sobre a vida

Se você acordou esta manhã com mais saúde do que doença... você é mais abençoado do que o milhão de pessoas que não sobreviverão a esta semana.Se você nunca passou pelo perigo de uma batalha, a solidão de uma prisão, a agonia de uma tortura, ou as aflições da fome, você está à frente de quinhentos milhões de pessoas no mundo. Se você pode freqüentar uma igreja sem o medo de molestamento, prisão, tortura, ou morte... você é mais abençoado do que três bilhões de pessoas no mundo.Se você tem comida no refrigerador, roupas no corpo, um telhado sobre a cabeça e um lugar para dormir, você é mais rico do que setenta e cinco por cento desse mundo.Se você tem dinheiro no banco, na carteira, e trocados em algum lugar... você está entre os oito por cento das pessoas do mundo.Se você mantém sua cabeça erguida com um sorriso no rosto e é realmente agradecido... você é abençoado porque a maioria pode, mas não o faz.Se você segura a mão de alguém, o abraça ou mesmo o toca no ombro... você é abençoado porque oferece o toque de cura de Deus.Se você pode ler esta mensagem, você é mais abençoado do que dois bilhões no mundo que absolutamente não podem ler. Se você está se arrumando para ir ao trabalho, você é mais abençoado do que milhares de brasileiros que engrossam as filas do desemprego, e por isso, não podem sustentar dignamente a sua família como desejavam.Tenha um bom dia,conte suas bênçãos, abençoe a vida dos seus parentes e colegas de trabalho, e tenha a certeza de poder sempre contar com eles para, a cada dia, desbravarem novos rumos...



Como o carvalho...

Todas as vezes que estamos com problemas em nossa vida, percebemos o quanto parecemos frágeis. Então as alegrias se vão e parece que só fica a verdade de que somos impotentes para lidarmos com as dificuldades que surgem no decorrer de nossa existência.Entretanto, Deus nos deixa lições interessantes em sua criação para nos mostrar o contrário, que o homem foi criado forte e que essa força é sempre adquirida e absorvida dessas situações problemáticas.Você conhece uma árvore chamada carvalho?Pois é, essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente. Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorridas numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho, que naturalmente é a árvore que mais absorve as consequências dos temporais.Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica. Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!Mas não pense que o cientista precisa fazer toda essa análise para saber isso! Basta apenas olhar para o carvalho.Por absorver as consequências das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força. Muitas vezes, adquirindo uma aparência triste! Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme! Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça! Assim somos nós, Devemos tirar proveito das dificuldades em nossa vida e ficarmos muito mais fortes! Um pouco marcado, é claro e muitas vezes com aparência abatida, porém fortes!!! Com raízes bem firmes e profundas na terra!Podemos, com isso, compreender o que o nosso Pai maravilhoso quis nos ensinar, quando disse que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.E também a confiança do rei Davi quando cantou:_ Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte eu não temerei mal algum, porque Tu estás comigo...Por isso quando olhar pela janela o lindo alvorecer lembre-se de que não há temor com os infortúnios da vida, porque Deus está contigo! Ele te protegerá!Se você passou por lutas neste ano, pense que (como o carvalho) é só mais uma tempestade que te tornará mais forte!