Leis e teorias científicas



Muitas hipóteses, uma vez confirmadas, convertem-se em leis científicas, e estas podem ser expressas mediante equações matemáticas. Conhecendo uma lei científica, pode-se explicar um fenômeno e antecipar o resultado de uma experiência.
Um conjunto completo de leis científicas interrelacionadas constitui uma teoria científica.
O connhecimento científico não é infalível, nem imutável. Sobre o que se sabe a partir da Ciência não há certeza absoluta; muitas teorias científicas já foram abandonadas, outras foram reformuladas ou complementadas, e novas teorias são continuamente elaboradas.
Embora não sendo infalível, o conhecimento científico permite fazer previsões que possibilitam aplicações práticas. Assim, não se conhece tudo sobre as forças eletromagnéticas, mas ter estudado suas características permitiu, por exemplo, o desenvolvimento dos computadores.
O ser humano utiliza sua capacidade de construir conhecimentos não só para elaborar explicações que lhe permitam compreender o mundo que o rodeia, mas também para planejar e construir instrumentos, ferramentas, máquinas e processos que o ajudem a transformar a natureza e a obter produtos úteis.
A tecnologia abrange o conjunto de conhecimentos que objetivam criar novas formas de fazer as coisas, de tal modo que facilitem ou melhorem os procedimentos e os instrumentos que uma sociedade conhece e utiliza.
A aplicação do conhecimento científico permitiu o desenvolvimento tecnológico. Por sua vez, a necessidade de desenvolver e aperfeiçoar novos dispositivos tecnológicos requer a produção de novos conhecimentos.
Muitas pessoas associam a Ciência à fabricação de armas, à destruição da natureza e à manipulação genética e vêem com desconfiança os cientistas e o conhecimento científico. Mas o que deve ser analisado são as aplicações dos descobrimentos científicos.
Os explosivos são responsáveis pela morte de milhares de pessoas nos conflitos bélicos; no entanto são muito úteis na construção de estradas e de represas ou na implosão de edifícios. A descoberta da radioatividade trouxe a possibilidade da utilização das bombas nucleares e dos efeitos da radiação nos seres vivos, mas também das usinas nucleares para a produção de energia elétrica e dos radioisótopos para a terapia no combate ao câncer e a outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário