Depressão

A depressão é uma situação de distúrbio mental, leve ou acentuada, decorrente do funcionamento alterado das células cerebrais, sobre a capacidade emocional e física de um indivíduo.

É um problema que acomete homens e mulheres adultos (da faixa etária dos 20 aos 50 anos de idades), embora também com registro em idosos e crianças.

Atinge principalmente o organismo feminino, na proporção de duas mulheres para cada homem com depressão. Sendo essa tendência ocasionada pela maior variação hormonal sentida pelo organismo feminino durante a gravidez e o período pré-menstrual.

Entre os fatores que mais desencadeiam processos depressivos estão os de caráter genético (baixo funcionamento da tireóide, derrames, câncer, diabete) e os de caráter social (desemprego ou separação). Tendo efeito direto na transmissão dos impulsos nervosos de uma célula a outra, devido alteração na quantidade de neurotransmissores
(noradrenalina e serotonina).

Os sintomas mais freqüentes estão relacionados à variação de humor, afetando o comportamento diário de uma pessoa, que transparece através da feição, momentos de tristeza, desânimo, ansiedade e irritabilidade contínua.

A depressão também afeta a fisiologia do corpo humano, causando indisposição (cansaço), diminuição da libido (desejo sexual), falta de memória, redução de concentração e alternâncias entre insônia e sono excessivo, aumento ou perda de apetite.

O tratamento é realizado através de seções psicoterápicas associadas a medicamentos antidepressivos. Dessa forma, se restabelece os níveis de quimioreceptores sinápticos (aumento de serotonina), provocando sensação de bem-estar.

Estima-se que aproximadamente 10 milhões de brasileiros, por motivos adversos, estejam passando diariamente por esse mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário