Mão na massa


O projeto "ABC na Ciência - mão na massa" estimula a criação de estratégias e materiais educativos próprios. O grande desafio na confecção dos materiais e na proposição das estratégias educativas é promover a cultura científica, procurando, também, incentivar processos de cunho investigativo que suscitam, mais do que respostas, uma sucessão infinita de questões.

ROTEIRO PARA O PROJETO "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"

O professor propõe um experimento. Não necessariamente um experimento, pode ser a observação de um fato que o professor queira; ou pode aproveitar um acontecimento inesperado, ex: a chuva que cai no dia da aula, o calor forte do dia, um pássaro ou outro animal que tenha aparecido na escola...
É lançada uma pergunta-desafio.
Os alunos expõem suas idéias iniciais sobre o assunto, em seguida, em grupo, os alunos chegam a um consenso e levantam, por escrito, as hipóteses de como responder à pergunta-desafio lançada pelo professor.
Os grupos testam as hipóteses levantadas, enquanto discutem utilizando diversos materiais disponíveis para a solução do problema lançado com a pergunta-desafio.
Em seguida anotam a observação dos resultados.
Cada grupo apreseenta seus resultados e abre-se o debate. Durante o debate, talvez novos questionamentos surjam e isso é muito bom.
O professor, então, comenta os resultados e faz a aplicação científica dos fenômenos em questão.

As imagens abaixo referem-se à oficina realizada em Magé dia 06/08/07 pelo projeto de Formação continuada de professores promovido pela SEE cordenadoria serrana IV.



ROTEIRO PARA O PROJETO "CONSTRUÇÃO DE MODELOS"

Inicia-se com uma pergunta-desafio.
Os alunos expõem suas ideias iniciais (conhecimentos prévios).
Os alunos discutem em grupo e chegam a um consenso. Eles levantarão por escrito, as hipóteses de como responder à pergunta-desafio.
Os alunos representam em um modelo as hipóteses levantadas.
Após a montagem dos modelos, cada grupo faz sua apresentação.
O professor pede a pesquisa científica (que pode ser feitaem diversas fontes).
O professor então faz uma explicação sobre o assunto.
Agora reinicia-se a dinâmica do início, para que os alunos possam organizar seus conhecimentos comparando o que já sabiam com o conhecimento científico construído.
Veja o exemplo nas fotos abaixo: