Lixo




RESÍDUOS SÓLIDOS - LIXO

Entende-se por lixo, todos os detritos sólidos e pastosos, produzidos por atividades do homem. O lixo doméstico é constituído por: papel, papelão, embalagens as mais variadas, garrafas, latas, objetos de consumo ou de moda, artigos domésticos e móveis inutilizados, além dos restos de cozinha e de grande quantidade de lixo industrial.
O lixo não constitui somente um problema de ordem estética, ele representa uma série de ameaças ao homem. As conseqüências decorrentes do acúmulo do lixo são:

*diminuição de espaço útil disponível;

*ameaça direta à saúde, por agente patogênicos;

*danos indiretos à saúde, por causa do comprometimento do ar, do solo e de águas subterrâneas.

Restos de comida, cascas de frutas e de ovos, carnes, doces, gorduras, restos de cereais, quando são misturados têm, de, inevitavelmente, reagir entre si, o que se processa, graças à atividade do metabolismo bacteriano. É a matéria orgânica que vai ser biorreduzida e, em conseqüência, vão se instalar, necessariamente, nesta mistura, a combustão, a oxidação, a fermentação e a putrefação, com seus imprescindíveis subprodutos, entre os quais se encontram gases como: o gás carbônico e o sulfídrico (com cheiro de ovo podre) e o próprio metano que é combustível e explosivo.
O lixo é um fator limitante e indireto na transmissão de moléstias, pela atração que exerce sobre os insetos e roedores.
Em clima quente, o lixo exposto, pode produzir mais de 70 mil moscas, para cada 28 litros de lixo, por semana.
Um lixo essencialmente doméstico pode dar origem a 20 mil larvas, por semana. Estas larvas fecham seu ciclo ali mesmo, no monturo de lixo e na fase adulta, abandonam o local, carregando em suas patas uma infinidade de doenças.
Uma vez depositado na superfície do solo, o lixo infiltra-se no subsolo, podendo levar à contaminação dos lençóis freáticos e, por percolação, chegar a uma corrente d’água ou até mesmo a um lago.

Ao atingir um lençol freático ele irá poluir poços, alimentando endemias, desencadeando surtos epidêmicos, ou disseminando intoxicações no caso de conter substâncias químicas tóxicas, peculiares aos despejos industriais.
Não menos crítico é o problema de ordem higiênica que o lixo traz consigo. Com o resto de cozinha e o lixo doméstico, em geral, ocorre uma contaminação por uma variedade de bactérias patogênicas, tais como: estreptococos, estafilococos, bacilos do tétano, salmonelas e outras, que podem conservar-se vivas por semanas ou até mesmo meses.

Dada a presença de restos de alimentos, o lixo atrai insetos e ratos que, dada sua elevada taxa de reprodução, propagam rapidamente estas bactérias patogênicas.
Um monturo desordenado de lixo transforma-se, assim, num grande foco de doenças.
O lixo se aquece e com freqüência inflama, sem chamas, em condições de abastecimento insuficiente de oxigênio.

A umidade que se desprende do lixo arrasta consigo muitas substâncias sulfurosas, nitrogenadas e cloradas, tóxicas e de cheiro desagradável.
Os aspectos mais importantes a serem considerados na remoção do lixo é o de evitar as conseqüências nocivas do mesmo; de melhorar o visual estético e as condições higiênicas dos bairros, das ruas, dos terrenos baldios e dos córregos e rios.
Com essas medidas a população estará investindo em sua saúde e contribuindo com a conservação do meio ambiente.

Cabe à Prefeitura a responsabilidade pela coleta do lixo e também determinar o que fazer com o lixo coletado. Mas é necessário que a população esteja consciente dos cuidados que se deve ter com o lixo, não os jogando dentro de canais de drenagens, de riachos ou de rios, pois vão provocar o assoreamento (amontoações) nestes locais, os quais não darão vazão às águas das chuvas, levando a população a sofrer grandes perdas com as enchentes.
As embalagens do lixo devem ser feitas adequadamente, vidros quebrados ou objetos cortantes devem ser embrulhados com jornais para evitar acidentes na hora da remoção. Lembrando sempre que o lixeiro é alguém tão importante, capaz de manter a cidade limpa.

Diferentes destinos

Para decidir o que fazer com o lixo, deve-se levar em conta as características da cidade e as vantagens e desvantagens de cada processo:

1.LIXÕES: são depósitos a céu aberto, onde o lixo é simplesmente despejado.

-Devem localizar-se longe de áreas residenciais e agrícolas.

-Devem localizar-se longe dos reservatórios naturais de águas (rios, lagos, fontes), para não contaminá-los.

-Não devem ficar muito afastados da cidade para não encarecer o transporte do lixo.

-São ambientes favoráveis à proliferação de ratos, insetos e microorganismos.

2.ATERROS SANITÁRIOS: são terrenos escavados, onde o lixo é previamente comprimido por máquinas especiais. O terreno é então recoberto por sucessivas camadas de lixo comprimido e terra.

-Devem localizar-se nas cidades ou em suas proximidades porque, depois de concluídos, permitem aproveitar a área para outros fins: áreas de lazer, construções civis, etc.

-Não devem ficar próximos de rios, lagos ou reservatórios naturais de água.

3.INCINERAÇÃO: é o processo de queima do lixo. Este, após a coleta, é levado para os incineradores que são fornos especialmente construídos. O lixo é queimado a uma temperatura de 800ºC. O calor resultante da queima do lixo pode ser aproveitado para geração de energia elétrica, aquecimento de água e, em países frios, para aquecimento de ambientes.

-Os incineradores podem ser instalados em pequenas áreas.

-O incinerador reduz o volume de lixo. Para cada 100 litros incinerados, sobram praticamente três.

-A incineração elimina de maneira sanitariamente correta resíduos hospitalares, animais mortos, alimentos contaminados, etc.

-O custo de instalação do incinerador é alto. Além disso, exige manutenção permanente porque, quando mal regulado, libera fuligem e provoca mal cheiro.

RECICLAGEM DO LIXO

O lixo pode ser separado e reaproveitado para a produção de matéria-prima para a indústria, para compostagem e para energia (gás metano e eletricidade).
Materiais para aproveitamento industrial: papéis, plásticos, metais, vidros, etc. Neste processo, são separados os vários materiais e transformados em matéria-prima para a indústria.
Materiais para compostagem: restos de comida, cascas de frutas, ossos, folhas, papéis sujos, etc. É feita através de aquecimento e agitação do lixo, transformando-o em composto orgânico. Este composto pode ser transformado em adubo, podendo substituir os fertilizantes químicos.
Materiais para produzir eletricidade: os que podem ser queimados sem causar problemas ao ambiente.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE ALGUNS MATERIAIS

Jornais - 2 a 6 semanas

Embalagens de Papel - 1 a 4 meses

Casca de Frutas - 3 meses

Guardanapos de papel - 3 meses

Pontas de cigarro - 2 anos

Fósforo - 2 anos

Chicletes - 5 anos

Nylon - 30 a 40 anos

Sacos e copos plásticos - 200 a 450 anos

Latas de alumínio - 100 a 500 anos

Tampas de garrafas - 100 a 500 anos

Pilhas - 100 a 500 anos

Garrafas e frascos de vidro ou plástico - indeterminado




Nenhum comentário:

Postar um comentário